Teve início nesta quarta-feira, 3 de agosto, a 15ª edição do Congresso Nacional da Federação Única dos Petroleiros – CONFUP. O evento, que está sendo realizado em Manaus, capital do Amazonas, foi aberto com um expressivo ato político que reuniu cerca de 500 participantes, entre delegados, assessores e convidados. A mesa que conduziu o ato foi presidida pelo coordenador geral da FUP, João Antonio de Moraes, e integrada pelo coordenador do SINDIPETRO-AM, Acácio Viana; pelo representante da CTB, Divanilton Pereira; pelo representante da CUT, Wagner Freitas; pelo presidente do PCdoB/AM, Edilon Queiroz; pelo presidente do PT/AM, senador João Pedro; pelo representante da Federação Internacional Sindical de Minas e Energia, Sérgio Novaes; pelo Presidente da UBES, Yan Ivanovich; e pela supervisora do Dieese/AM, Alessandra Cadamura.

O Congresso tem continuidade na manhã desta quinta-feira, 4, com a aprovação do regimento interno, eleição da mesa diretora e apresentação de painéis nos grupos de trabalho: sindicalismo; previdência e benefícios; saúde, segurança e meio ambiente; e, setor petróleo, que inclui temas como legislação, terceirização e pautas de reivindicações nos setores público e privado. Ainda na parte da manhã, serão apresentadas as teses sobre conjuntura e será eleita a tese-guia, que servirá como referência nos debates. Já, no turno da tarde, terão início as discussões em grupo. Segundo estimativas feitas pela organização do evento na manhã desta quinta-feira, cerca de 300 delegados deverão participar do 15º CONFUP, representando sindicatos de petroleiros de todo o País.