Pular para o menu
1318964532
CURVA CRESCENTE

Brasil gera 209 mil empregos formais em setembro

Pesquisa aponta geração de 209 mil postos de trabalho com carteira assinada em setembro

18 de October de 2011 às 16:02

Apesar da desaceleração da economia brasileira, o mercado de trabalho mantém um desempenho positivo, a julgar pelas informações divulgadas nesta terça-feira (18) pelo governo. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) registra a geração de 209 mil postos de trabalho com carteira assinada em setembro.

O resultado é 8,8% superior aos 190,4 mil registrados em agosto, embora 15,3% inferior a setembro de 2010. No ano, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, há um saldo de 2 milhões de novos empregos formais. Entre janeiro e setembro do ano passado, o resultado foi bem superior -- saldo de 2,5 milhões.

Os dois resultados são comparáveis, uma vez que representam a série ajustada do Ministério do Trabalho, que incorpora as informações declaradas fora do prazo. O resultado acumulado entre janeiro e setembro deste ano foi inferior apenas aos verificados nos anos de 2010 e 2008, quando a economia brasileira cresceu forte -- avanço de 7,5% e 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB), respectivamente. Observados de uma perspectiva histórica mais ampla, o comportamento do mercado de trabalho é ainda promissor sob o governo Dilma, mas também não restam dúvidas de que já está sendo afetado negativamente pela crise mundial do capitalismo.

Fonte: Portal Vermelho com agências

 

Compartilhar: