#8M

Carta à categoria sobre o DIA INTERNACIONAL DA MULHER

06 de March de 2020 às 11:16

Foto: Arquivo

Petroleiros e petroleiras do Rio Grande do Norte, se aproxima mais um 8 de março - Dia Internacional das Mulheres. Nessa data o SINDIPETRO-RN relembra que sempre esteve inserido nas lutas das mulheres, tanto no campo trabalhista, como em movimentos contra todos os tipos de violência e ataques que elas enfrentam.

Sabemos que as mulheres são vítimas das mais diversas violências, e que o Brasil ocupa o alarmante 5ª lugar no ranking de feminicídios no mundo. Agora, mais do que nunca, temos que reafirmar e lutar por direitos igualitários, para mudar as relações existentes neste contexto atrasado de sociedade sexista e exploradora de minorias em que vivemos.

Nesse sentido, e para que haja uma mudança realmente significativa, temos que lutar principalmente contra o atual governo da presidência, que representa esta política machista e reacionária, da qual nos referimos, e que retira a cada dia muitos direitos conquistados pelo povo e atinge principalmente as trabalhadoras brasileiras.

Há alguns anos que o “8 de março” é marcado por atos distintos, devido às divergências na análise de conjuntura. Enquanto isso, desde o Golpe de 2016, a situação se agrava, pois os governos reacionários ocuparam o poder e agora procuram a superação da crise aprofundando ainda mais os ajustes que afetam a classe trabalhadora e o povo pobre.

Por isso, se faz necessário e urgente que os trabalhadores e trabalhadoras se unam contra tais ataques. O Sindicato acredita numa possível mudança de poder, e no retorno da democracia para voltarmos a discutir propostas políticas que representem a todos e todas.

VAMOS À LUTA!

Conclamamos petroleiros e petroleiras para se juntar aos movimentos sociais e mulheres de luta, para no próximo domingo, 08/03 participarem de atos contra a retirada de direitos, contra o machismo, contra a impunidade de crimes cometidos contra as mulheres, contra o avanço do fascismo no Brasil  e em defesa de um país livre, democrático e popular.

Em Natal o Dia Internacional das Mulheres contará com um grande ato, chamado “Mulheres em resistência: pela vida e por direito”, organizado pela Frente Brasil Popular do Rio Grande do Norte, e articulado em diversos movimentos populares, do campo e da cidade, sindical, de organizações partidárias e coletivos de mulheres.

Quando?

Domingo, 8 de Março

Hora e local?

8h - Concentração com batucadas: Praça das Flores (Petrópolis)

10h - Caminhada até a praça dos Pescadores (Praia do Meio)

11h - Ato Político Cultural - Programação:

•             Lançamento da 5ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres;

•             Performance do Mulherio das Letras Zila Mamede;

Show das Mulheres da Nação Zamberacatu.

Confirme sua participação no evento: https://facebook.com/events/s/8m-dia-internacional-das-mulhe/190239908950984/?ti=cl

Em Mossoró No próximo domingo, 08 de março, dia internacional da mulher, a Marcha Mundial das Mulheres (MMM), uma organização de abrangência em diversos países, irá realizar uma caravana que vai percorrer alguns bairros de Mossoró, reforçando que esta não é uma simples data comemorativa, e sim, um dia de lutas e reivindicações.

Quando?

Domingo, 8 de Março

Hora e local?

7h - Concentração na Cobal

8h – Caravana – Programação:

• Panfletagem e caminhada pelos bairros. A primeira dessas paradas será no Conselho das Barrocas, na rua Tibério Burlamaque; a próxima será na rua João Cordeiro, também no bairro Barrocas; depois na Associação Maria Nazaré, na rua Melo Franco, bairro Santo Antônio.

8 de Março é dia de luta, é dia de rua, é dia resistência!