Depois da exitosa Greve Geral de 28 de abril, organizada conjuntamente com outras centrais sindicais, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB vai realizar o 4º Congresso da entidade no Rio Grande do Norte. O evento acontece nos dias 16 e 17 de junho, no auditório do Sindicato dos Policiais Civis – SINPOL, em Natal.
O tema do evento é “Democracia, Resistência e Luta”, e, segundo Moacir Soares, que é presidente da CTB no RN, “essa escolha faz parte um alinhamento entre os sindicatos filiados à Central para melhor direcionar a luta em defesa dos interesses dos trabalhadores”.
A organização do congresso estadual da CTB está a cargo de uma comissão formada por seis representantes de sindicatos filiados à Central, dentre eles, o SINDIPETRO-RN, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Confecções e o dos Servidores Públicos de Parnamirim.
Hoje, a CTB é a terceira maior central sindical brasileira em número de trabalhadores representados, No RN, a Central abriga 20 entidades sindicais, e até o período de realização do congresso, segundo Moacir Soares, mais cinco sindicatos deverão se somar a essa lista, que passará a contar com o Sindicato dos Servidores Públicos de Caicó, o maior de sua região.
Formação
Antecedendo o congresso estadual, a CTB realiza nos dias 20 e 21 de maio, em conjunto com o Centro de Estudos Sindicais – CES, um curso de formação político-sindical, A atividade está inserida no calendário nacional da Central e visa preparar os novos militantes e sindicalistas do Rio Grande do Norte para melhor organizar as lutas em defesa dos interesses da classe trabalhadora brasileira.