Saber identificar sinais de risco e situações de violência é o primeiro passo para enfrentar a misoginia e construir um país mais seguro, justo e com igualdade para todas as mulheres. Com o objetivo de mobilizar a sociedade para esse propósito, o SINDIPETRO-RN, por meio do Coletivo de Mulheres Petroleiras do RN, está divulgando a campanha nacional lançada, em 7 de agosto, pelo Ministério das Mulheres de combate à violência contra a mulher.

A data marca o aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha no mês dedicado à conscientização para o fim da violência contra a mulher, o “Agosto Lilás” – mês dedicado ao enfrentamento da violência contra as mulheres.

Perceber uma situação de violência contra a mulher, enfrentá-la e interrompê-la para que não chegue a um feminicídio, ato de violência extrema baseada em gênero. Essa é a mensagem principal da campanha “Feminicídio Zero – Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”, lançada em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Os materiais da campanha trazem informativos sobre as diferentes formas de violência – física, psicológica, moral, patrimonial, sexual, política, entre outras – e as desigualdades que as mulheres enfrentam em seu cotidiano. Também contempla a divulgação do Ligue 180, serviço público e gratuito do Governo Federal que informa, orienta sobre direitos e serviços da rede de atendimento às mulheres em situação de violência, acolhe e encaminha denúncias.

“A campanha mostra que a misoginia é a raiz de todas as formas de violência contra as mulheres e também das desigualdades de gênero. Com números tão graves de feminicídio e violência sexual no país, esperamos que, cada vez mais, todas as pessoas – e não apenas mulheres – saibam identificar e agir contra as diversas situações de agressão presentes em nossa sociedade, seja buscando ou oferecendo apoio, seja denunciando”, comenta a Claudete Roseno, coordenadora do Coletivo Mulheres Petroleiras do RN.

Este mês inteiro o SINDIPETRO-RN participa da mobilização digital que está acontecendo nacionalmente com apoio de influenciadores, atrizes, atletas, ministros e parlamentares publicando vídeos e peças nas redes sociais sobre o tema da violência contra a mulher com a hastag #FeminicidioZero. Demais ministérios do governo federal e órgãos públicos também irão aderir à campanha com ações em seus perfis nas redes sociais.

Assista ao vídeo e aprenda sobre as funcionalidades do Painel