Fotos: @producaoeartefotografica – Chico Zé

Fundado em 18 de dezembro de 1984, o SINDIPETRO-RN completa 40 anos de existência e se renova com posse de nova gestão (2024-2027) durante o 39º CEPETRO-RN. O evento, que aconteceu ao longo do dia 6 de julho, em Mossoró, contou com a participação de trabalhadores da ativa dos setores público e privado, além de aposentados, representantes de várias entidades e mandatos políticos (PC do B, PT, CTB, CUT, FSM, FUP, AEPET, MST, COOPETRO, CRT/RN, RADIALISTAS/RN, UFERSA e Governo do Estado).

Já na abertura do Congresso, de tema “SINDIPETRO-RN 40 ANOS: DEMOCRACIA, DESENVOLVIMENTO E UNIDADE PARA FORTALECER A CATEGORIA PETROLEIRA”, o novo coordenador geral do SINDIPETRO-RN, Marcos Brasil, fez um discurso emocionante durante sua posse destacando o orgulho de estar do lado certo na luta de classes, e de fazer parte de uma diretoria composta por bravos e experientes combatentes, que defendem os trabalhadores e a justiça social com todas as suas forças.

Dando início ao ciclo de palestras propostas pelo Sindicato, o assessor técnico do CRT-RN, João Esdras, discorreu sobre a atuação do Conselho Regional dos Técnicos Industriais no RN e possíveis parcerias em benefício dos trabalhadores do setor petróleo. Em sua fala Esdras chamou atenção para alguns princípios técnicos do Conselho que caracterizam o suporte do Conselho e criticou as novas estratégias adotadas pelas empresas terceirizadas para burlar as normas trabalhistas.

No momento seguinte, o engenheiro eletricista e professor Allan Kardec Duailibe Barros Filho, fez uma exposição sobre as perspectivas do setor energético na Bacia Potiguar, a importância da exploração da Margem Equatorial brasileira em busca da ampliação das reservas nacionais de petróleo e gás, e a aparente contradição com o discurso de defesa da “transição energética”.

Depois foi a vez do diretor do Sindicato, Márcio Dias, fazer uma leitura política da longa trajetória do SINDIPETRO-RN ao longo desses 40 anos e analisar o seu papel na complexa conjuntura nacional e internacional do setor petróleo, bem como os próximos desafios do movimento sindical petroleiro. Fez ainda, um rápido balanço das campanhas reivindicatórias realizadas nos setores público e privado, e nos temas relacionados aos aposentados, como Petros e AMS.

O tema da Petros voltou a ser tratado na palestra final, com a participação virtual do diretor da FUP, Paulo Neves. Ele falou sobre a organização dos aposentados e pensionistas para acabar com os equacionamentos abusivos do Plano Petros, e sobre a cobrança de melhoria na proposta da Petrobrás para solucionar essa problemática.

Plenária nacional e deliberações

Na parte deliberativa, o Congresso definiu as linhas gerais das pautas de reivindicações visando à celebração de Acordos Coletivos de Trabalho, e elegeu os delegados e delegadas representantes do RN para a 11ª Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros – XI Plenafup, que ocorrerá no início de agosto, com o tema: “A DEFESA DA PETROBRÁS INTEGRADA (SOMOS TODOS/AS UM SÓ E, JUNTOS/AS, SOMOS MAIS FORTES”.

Além disso, as decisões tiradas pelas mulheres no encontro nacional, pelos aposentados e pensionistas, trabalhadores da ativa e terceirizados, durante o 39º Congresso Estadual de Petroleiros e Petroleiras do Rio Grande do Norte, foram todas incorporadas ao projeto de resolução política aprovado na oportunidade.

Foi também acatada pela categoria uma homenagem aos companheiros de lutas Jailson Moraes e Roberto Félix, que já não se encontram entre nós fisicamente.

Novo mandato

Já à noite, após o evento do congresso, que empossou a nova Diretoria Colegiada do Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras do RN para a gestão de 2024-2027, a categoria saudou a nova composição da diretoria colegiada que integrará o novo triênio à frente do SINDIPETRO-RN e confraternizou na festa realizada na área de lazer do Hotel VilaOeste.