Em reunião conjunta, realizada na última segunda-feira, 27 de junho, o Conselho Deliberativo da Federação Única dos Petroleiros – FUP, integrado por diretores da entidade e por representantes de sindicatos filiados, decidiu propor à categoria petroleira a aprovação do Estado de Greve e a realização de paralisações entre os dias 6 e 8 de julho. As mobilizações têm por objetivo pressionar a Petrobrás para que as negociações em torno da quitação da PLR – 2010 avancem, tendo como base a proposta aprovada pelos trabalhadores e já discutida com a Empresa.

Outro indicativo aprovado pelo Conselho Deliberativo da FUP, e que será submetido à avaliação da categoria, é o condicionamento do fechamento de qualquer acordo de PLR com a Petrobrás ao compromisso da Empresa de não repetir o vergonhoso abono pago aos cargos comissionados no ano passado. Uma nova reunião do Conselho Deliberativo será realizada no dia 09 de julho, para avaliar as mobilizações e apontar os próximos passos da campanha de PLR.

Assembléias – A FUP está orientando os Sindicatos a realizarem assembléias no período de 28 de junho a 5 de julho para que os trabalhadores se posicionem sobre os indicativos. No Rio Grande do Norte, o calendário é o seguinte:

29/06 (Quinta-feira)

07h30: Estreito / 12h30: Canto do Amaro

30/06 (Quinta-feira)

07h30: Base 34 / 09h00: Sondas Base 34 / 12h30: S-7 e Riacho da Forquilha / 16h00: Transpetro Mossoró

05/07 (Terça-feira)

07h30: CNB / 12h30: Pocinhos

Nesse intervalo, os trabalhadores norte-rio-grandenses também estarão realizando o seu 26º Congresso, nos dias 1º e 2 de julho, em Natal, e deverão se posicionar sobre os seguintes indicativos:

> Estado de greve;

> Paralisações: dia 06/07 no E&P; dia 07/07 nas refinarias e dia 08/07 nos terminais, termoelétricas, biodiesel e unidades administrativas;

> Condicionante para o fechamento do acordo de PLR: não pagamento de bônus aos cargos comissionados;

> Que a Petrobrás se posicione sobre as PLRs futuras.

(Da redação, com informações da FUP)