Chegou ao conhecimento do SINDIPETRO-RN, denúncia de que a empresa EBS estaria interferindo no direito de livre escolha de sindicalização de seus trabalhadores. O assédio estaria ocorrendo no ato da contratação de funcionários, quando eles recebem, sem qualquer explicação, uma ficha de sindicalização a uma entidade que atua no Rio de Janeiro. Ao questionarem a incoerência de filiarem-se a um sindicato fluminense, mesmo atuando no Rio Grande do Norte, ficam sabendo que esta é uma condição para ingresso na empresa.

Esta contratação, em verdade, é uma reabsorção da mão-de-obra que já vinha prestando serviços. Os trabalhadores incorporados pela EBS integravam o grupo San Antonio, o qual deixou de prestar serviços à Petrobrás no Estado, no último dia 25 de junho. O contrato com a Petrobrás foi assumido pela EBS, empresa que surgiu a partir de um acordo no qual a San Antonio adquiriu a PREST, e efetuou o pagamento ao proprietário em maquinário.

O SINDIPETRO-RN não irá permitir que a terceirizada continue atuando a bel-prazer, tirando proveito da necessidade que os trabalhadores têm de serem reabsorvidos. Por isso, a conduta já está sendo avaliada pela assessoria jurídica da entidade a fim de que sejam tomadas as devidas providências. A escolha do sindicato a que a categoria deseja se vincular é uma decisão exclusiva dos trabalhadores e deve respeitar os limites territoriais previstos em lei. Jamais deve ser objeto de chantagem ou assédio moral.