Dirigentes e militantes do movimento sindical petroleiro (FUP e Sindicatos) ocupam, na tarde desta terça-feira, 9, o plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, protestando contra a prisão política de dois trabalhadores: Claudio Nunes e Gustavo Marsaioli, diretores do SINDIPETRO Unificado de SP e do SINDIPETRO NF, respectivamente.
Os companheiros foram violentamente atacados e detidos pela Polícia Legislativa, quando tentavam participar da sessão da Comissão Geral que debateu na manhã desta terça-feira, 9, o Projeto de Lei 4567/16. Diversos movimentos sociais que acompanhavam a audiência também participam da ocupação, entre eles a Frente Brasil Popular, CTB, CUT, MST, CNTE, MAB e MPA.
O coordenador geral da FUP, Zé Maria, juntamente com outros diretores da FUP, Fernando Maia do SINDIPETRO-RS, e Divanilton Pereira, Secretário internacional da CTB, afirmam que ninguém sairá do plenário até que os petroleiros sejam soltos.
Como testemunha o blog “O Cafezinho”, “no afã de vender o mais rápido possível o patrimônio público e aprovar medidas neoliberais que interessam ao novos colonizadores do mundo, o governo golpista e seus aliados estão rebaixando cada vez mais o índice de nossas liberdades democráticas e garantias. É manifestante expulso de estádio, é manifestante preso em Brasília”.
(Com informações da FUP e do blog O Cafezinho)