Pular para o menu
1366720720
Petrobrás no RN

Graça Foster afirma que empregos no setor serão retomados até maio

Compromisso foi assumido durante audiência que reuniu lideranças políticas e sindicais na sede da Companhia

23 de April de 2013 às 09:38

destaque

Foto: Christian Vasconcelos

Retomar os 1.300 postos de trabalho perdidos nos últimos meses e criar 600 novas vagas em atividades relacionadas à cadeia produtiva do petróleo no RN, até o mês de maio. Estes foram os principais compromissos assumidos pela presidente da Petrobrás, Graça Foster, durante audiência realizada na sede da Empresa, na última quinta-feira, 18/04, no Rio de Janeiro.

A agenda foi solicitada por diversas lideranças políticas, empresariais e sindicais norte-rio-grandenses, após a realização de uma concorrida Audiência Pública, promovida pela Câmara Municipal de Mossoró, no último dia 12, que teve por objetivo discutir “O desemprego no setor petrolífero do RN”.

Segundo Graça Foster, as terceirizadas que encerraram atividades nos últimos meses, gerando as cerca de 1.300 demissões, deverão ser substituídas por duas novas empresas, contratadas em licitação, a ser realizada no próximo dia 30 /04. Já, a criação de 600 novos postos de trabalho virá em consequência da execução de um projeto visando a substituição de oleoduto entre Mossoró e Guamaré.

Investimentos – Com relação à retração de investimentos, a presidente da Petrobrás afirmou que não haverá desmobilização da Petrobrás na região. Ela disse que a estrutura já existente e o custo de produção permitem que a Empresa mantenha os investimentos sem haver desequilíbrios nas contas nem nas parcerias sociais realizadas pela Petrobrás no Estado. No entanto, reconheceu que a prioridade da Petrobras é o Pré-sal, onde a empresa concentra investimentos na exploração de óleo para, segundo ela, se capitalizar e ampliar os investimentos em novos projetos.

Presenças - Além do coordenador geral do SINDIPETRO-RN, José Araújo, e dos diretores da FUP, Divanilton Pereira e Chico Zé, participaram da reunião com a presidente da Petrobrás os vereadores de Mossoró, Genivan Vale (PR) e Francisco José Junior (PSD); os oito deputados federais integrantes da bancada do Rio Grande do Norte (Sandra Rosado - PSB -, João Maia - PR-, Betinho Rosado - DEM-, Felipe Maia - DEM-, Paulo Wagner - PV-, Fátima Bezerra - PT- Henrique Alves - PMDB - e Fábio Faria - PSD); o senador José Agripino (DEM); a prefeita de Mossoró Cláudia Regina (DEM), os deputados estaduais Larissa Rosado (PSB) e Leonardo Nogueira (DEM); o vereador de Natal George Câmara (PC do B) e a governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

Compartilhar: