Em reunião realizada na manhã da última sexta-feira (24), o Conselho de Administração da Petrobrás aprovou a nomeação de Magda Chambriard como conselheira e nova presidenta da companhia.

Segundo comunicado divulgado pela empresa, Chambriard tomou posse em ambos os cargos imediatamente, não sendo necessária a convocação de Assembleia de Acionistas para esse fim. Chambriard assumiu a cadeira que era ocupada por Jean Paul Prates até o dia 14 de maio, quando foi demitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) já se pronunciou em nota, afirmando que espera que a nova presidenta da Petrobrás “ajude a cumprir o programa do governo Lula para a empresa e para o Brasil, sendo um agente do desenvolvimento econômico e social do país, indutora de emprego e renda”.

A federação espera que “o relacionamento construtivo desenvolvido ao longo de um ano e três meses da presidência de Jean Paul Prates seja mantido na gestão de Magda Chambriard, em favor do fortalecimento da Petrobrás, do crescimento do Brasil e do diálogo com os trabalhadores”.

A nova presidenta

Chambriard iniciou sua carreira na Petrobrás em 1980, trabalhando durante 22 anos na companhia. atuando na área de Produção. Foi cedida à Agência Nacional do Petróleo (ANP) para assumir a assessoria da diretoria de Exploração e Produção em 2002, quando atuava como consultora de negócios de E&P, na área de Novos Negócios de E&P da Petrobrás. Na ANP, logo após assumir a assessoria, assumiu também as superintendências de Exploração e a de Definição de Blocos.

Também foi diretora geral da ANP entre 2012 e 2016 e atuou como conselheira no setor de Petróleo. Em 2021 assumiu a diretoria da assessoria fiscal da Alerj.

[Da Comunicação da FUP]