Metalúrgicos realizam assembléias na porta de fábricas

15 de June de 2011 às 10:54

O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região realiza a partir desta terça-feira (14) uma série de assembléias em frente às empresas para a comunicação dos trabalhadores sobre a proposta de 7% apresentada pelos empresários na tarde de segunda-feira (13) e mobilização para a assembléia-geral, que será realizada no próximo sábado, na sede do Sindicato, a partir das 9h30min. A primeira reunião foi realizada no portão da fábrica da Neobus, que conta com cerca de 2 mil trabalhadores.

O objetivo das assembléias, segundo Leandro Velho, vice-presidente do Sindicato que representa quase 58 mil trabalhadores, é explicar a importância da participação de todos neste processo de decisão. “Somente com a união da categoria é que conseguiremos conquistar melhores condições de trabalho e um salário digno que valorize a mão de obra qualificada nas empresas localizadas no segundo pólo metal-mecânico do país”.

Após três rodadas de negociação pouco se avançou no índice de reajuste de salários. Enquanto os metalúrgicos reivindicam 14%, baseado na soma da inflação de 6,30% medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e os 7,5% de crescimento acumulado dos últimos 12 meses o mês de abril do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Os empresários, no entanto, ofereceram apenas 7% alegando dificuldades econômicas.

Somente o setor metalúrgico local registrou em 2010 crescimento de 31,8%. Os próprios empresários têm declarado à imprensa local terem vivido em 2010 um ano histórico com crescimento de 54,7% no ramo de caminhões, 32,8% no de ônibus, 46% nos veículos rebocados. “As empresas tiveram crescimento recorde, graças à força de trabalho dos metalúrgicos. Agora é a vez do trabalhador ser valorizado e crescer”, defende Velho.

O Sindicato dos Metalúrgicos e o Simecs ainda realizarão mais uma rodada de negociação na próxima sexta-feira, dia 17, às 15h, na Ftec.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul via Portal Vermelho