O SINDIPETRO-RN participou nesta quarta-feira, 19, do evento de posse da nova presidenta da Petrobrás, Magda Chambriard, que contou com a presença do presidente Lula acompanhado de oito ministros de Estado, dos presidentes da CEF, do Banco do Brasil e do BNDES e de várias outras autoridades.

Com seus jalecos laranja, dirigentes sindicais petroleiros de vários estados marcaram presença no auditório do Centro de Pesquisas da Petrobrás (Cenpes), com palavras de ordem em defesa da reconstrução da estatal e cartazes cobrando o fim dos Planos de Equacionamentos dos Déficits da Petros (PEDs).

Segundo o coordenador-geral do Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras do Rio Grande do Norte, Marcos Brasil, durante a cerimônia tanto a nova presidenta da Petrobrás, quanto o Presidente da República e o Ministro de Minas e Energia Energia reafirmaram o compromisso da Companhia voltar a ser a grande locomotiva para o crescimento do Brasil.

“Foi prometido um investindo forte na indústria naval brasileira, na margem equatorial e na transmissão energética, de forma e com grande rentabilidade para o povo brasileiro, gerando emprego, e gerando renda para o povo brasileiro”, acrescenta Marcos Brasil.

O coordenador da Federação Única dos Petroleiros, Deyvid Bacelar, que também participou do evento, ressaltou em sua fala a necessidade de recuperar a dignidade dos petroleiros que ajudaram a construir a Petrobrás e hoje sofrem com a corrosão de suas aposentadorias, em função dos descontos abusivos.

Nesse momento, os dirigentes sindicais entregaram a Magda Chambriard e ao presidente Lula o dossiê elaborado pelas entidades que integram o Fórum em Defesa dos Participantes e Assistidos da Petros em um Seminário Nacional realizado nos dois dias que antecederam a posse.

O documento resgata toda a trajetória do Plano Petros e faz um diagnóstico dos PPSP-R e PPSP-NR, apresentando as alternativas que foram construídas pelas entidades no GT Petros para solucionar os problemas estruturais dos planos e acabar com os equacionamentos.

(Com informações da FUP)