O coordenador-geral do SINDIPETRO/RN, Márcio Dias, participa, nesta quinta-feira, 26, de mais uma rodada de negociação da Federação Única dos Petroleiros com a direção da Petrobrás. A expectativa é de que a companhia apresente uma nova contraproposta para as cláusulas econômicas do Acordo Coletivo de Trabalho, uma vez que a proposição anterior foi amplamente rejeitada pelos trabalhadores.

Paralelamente, nas principais unidades da Petrobrás no Estado, serão realizadas concentrações, assembléias e reuniões setoriais, que discutirão os indicativos aprovados na última reunião do Conselho Deliberativo da FUP, incluindo a aprovação do Estado de Greve e a paralisação de 8 horas, no dia 3 de setembro, caso a Petrobrás não venha a apresentar uma contraproposta satisfatória, até aquela data. Na sede Natal, a categoria concentra-se a partir das 10 horas, em frente ao banco do Brasil.

Além da reposição integral da inflação acumulada no período, os petroleiros reivindicam aumento real de 10%, instituição de um gatilho que reajustaria automaticamente os salários sempre que a inflação acumulada, medida pelo ICV-Dieese, alcance 2%, e implantação do Fundo Garantidor, a fim de evitar que os petroleiros do setor privado continuem sendo lesados, com subtração de direitos e calotes de diversos tipos.