Petrobrás

Participação nos Lucros: Hora de aumentar a pressão!

Expectativa é de que seja apresentada uma proposta satisfatória e que o pagamento seja efetuado o mais rápido possível

11 de December de 2013 às 13:48

Foto: Arquivo

A Petrobrás deve apresentar nova proposta para o pagamento da antecipação da PLR 2013 na próxima sexta-feira, 13, às 9h, na sede da empresa no Rio de Janeiro. A reunião foi confirmada pela Empresa em carta enviada à Federação Única dos Petroleiros - FUP na última terça, 10. A categoria espera que seja apresentada uma proposta satisfatória e que o pagamento seja efetuado o mais rápido possível.

Regramento

A Reunião não deve abordar o regramento, mas a categoria deve continuar pressionando a Empresa por um modelo que atenda aos principais eixos da proposta aprovada pelos petroleiros, em 2008. Esse é o rumo da campanha defendida pelo SINDIPETRO-RN, já referendado pelo Conselho Deliberativo da FUP, em reunião realizada em novembro. Na ocasião, as entidades sindicais analisaram detalhadamente a contraproposta de regramento apresentada pela Petrobrás e entenderam que há espaço para se buscar avanços.

O regramento da PLR é uma demanda histórica dos petroleiros, que há mais de uma década lutam para garantir normas claras e democráticas para a definição e distribuição de valores. Até então, a questão vinha sendo tratada de forma unilateral pela Petrobrás e pelo DEST, à margem das representações sindicais. A atual proposta da empresa atende à reivindicação dos trabalhadores de pagamento mínimo, caso não haja lucro, mas ainda precisa avançar, tanto em relação ao percentual a ser provisionado, quanto à estruturação das metas e indicadores. E esta será a grande batalha do início de 2014.