A Petrobrás anunciou nesta segunda-feira, 11, por meio de sua página de relacionamento com investidores (http://www.investidorpetrobras.com.br), “o início da fase vinculante do processo competitivo para a cessão da totalidade dos direitos de exploração, desenvolvimento e produção do Polo Rio Grande do Norte, localizado no estado do Rio Grande do Norte”.

Segundo o comunicado emitido pela companhia, “nesta etapa do projeto, os interessados habilitados na fase anterior receberão cartas-convite com instruções detalhadas sobre o processo de desinvestimento, incluindo as orientações para a realização de due diligence e para o envio das propostas vinculantes”. 

De acordo com Fato Relevante publicado em 28/07/2017, o chamado Polo Rio Grande do Norte compreende um conjunto campos de águas rasas, formado por seis concessões: Agulha, Cioba, Ubarana, Oeste de Ubarana, Pescada e Arabaiana. A produção média obtida em 54 poços durante o primeiro semestre daquele ano (2017/1ºSEM) foi de aproximadamente 5.300 barris de óleo equivalente por dia (boe/d).

O pacote compreende 25 plataformas fixas (das quais quatro são habitadas), sendo duas com facilidades de separação gás/líquido. Segundo o teaser que anunciou a intenção de venda, “todas as plataformas, dutos de exportação e um duto de importação de água para injeção estão incluídos no perímetro da Potencial Transação”.