Depois de garantir no dia 16 de dezembro a aprovação no Conselho Deliberativo da Petros do Acordo de pagamento dos níveis de 2004, 2005 e 2006 para os aposentados e pensionistas do Plano Petros, a FUP se reuniu nesta quinta-feira, 22, com a Diretoria da Fundação para definir o calendário de implementação desta conquista histórica.
Na reunião, após o debate e a apresentação de varias propostas pelos dirigentes e assessores jurídicos da FUP e dos Sindicatos, foi definido o cronograma de todas as etapas do processo relativo à revisão e pagamento dos níveis, bem como, a apresentação da metodologia de cálculo a ser utilizada.
Fique ligado! Na próxima semana, será disponibilizado na pagina eletrônica da FUP, todas as informações necessárias de como será a metodologia de calculo e o cronograma para o pagamento dos níveis.
Entenda o caso
A extensão para os aposentados e pensionistas dos níveis recebidos pelos trabalhadores da ativa nos ACTs de 2004, 2005 e 2006 foi uma das principais conquistas da campanha reivindicatória de 2013. No entanto, a Petrobrás e a Petros não cumpriram totalmente o que foi acordado, levando a FUP e seus sindicatos a liderarem uma série de mobilizações ao longo do ano passado.
A campanha salarial de 2014 foi aberta com um grande ato no dia 02 de setembro, em frente à sede da Petros, no Rio de Janeiro. A pressão surtiu efeito e a Petrobrás estendeu o acordo para mais de 34 mil assistidos do Plano Petros. O Conselho Deliberativo da Petros, por sua vez, criou uma série de obstáculos para aprovação do acordo, que tiveram que ser derrubados na luta pela categoria. Caravanas de aposentados e pensionistas tomaram a sede da Fundação em três grandes mobilizações organizadas pela FUP e seus sindicatos, nos dias 28 de novembro, 10 e 16 de dezembro, quando, finalmente, o Conselho Deliberativo aprovou o pagamento dos níveis.
Fonte: FUP