O SINDIPETRO/RN está conclamando toda a categoria petroleira norte-rio-grandense a aderir ao Dia Nacional de Mobilização por uma PLR justa e uma AMS de qualidade. A jornada está sendo convocada pela FUP e será realizada em 27 de julho, data reconhecida como Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Por essa razão, os petroleiros também reclamarão por mais segurança nos ambientes laborais.

A última contraproposta de quitação da PLR – 2010, apresentada pela Petrobrás no dia 14, pouco avançou. A Companhia comprometeu-se em elevar o piso anteriormente proposto aos trabalhadores posicionados até o nível 457-A da tabela salarial, em apenas em 7,6%. Esta majoração representa um aumento de 15,2% em relação ao piso pago em 2010. Muito pouco, quando comparado aos 40,4% aplicados nos dividendos pagos aos acionistas.

Na oportunidade, a Petrobrás não se posicionou com relação à proposta de regramento das PLR’s futuras e nem se comprometeu com o não pagamento de bônus aos gerentes, consultores, coordenadores e supervisores. Nesse aspecto, inclusive, o que vai ficando claro é que o suBÔrNUS pago aos cargos comissionados é a parte da PLR negada aos trabalhadores que a Companhia consegue conquistar na mesa de negociação.

Isto, porque a relação entre PLR e dividendos é baixa. Está na casa dos 12%, enquanto que o teto admitido pela Resolução nº.10 do Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais – DEST, é de 25%. A Petrobrás, portanto, ainda tem muita “gordura” para queimar e o “calor” necessário dependerá da temperatura do movimento.