Após alguns anos de dificuldades enfrentadas por trabalhadores, especialmente da categoria petroleira, a estrada RN-401, que liga a BR-406 ao município de Guamaré, foi finalmente restaurada e teve sua obra entregue no dia 18 de setembro. A via, que é um importante acesso entre as cidades de Guamaré, Alto do Rodrigues e Macau, estava em estado precário, prejudicando centenas de profissionais e moradores da região que dependiam dela para se deslocar diariamente.

A obra foi fruto de uma parceria público-privada entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Guamaré e a empresa Brava Energia. A governadora Fátima Bezerra foi responsável por atender a uma demanda antiga da região, resultando em uma importante melhoria na infraestrutura local.

O Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte – SINDIPETRO-RN foi um dos principais agentes a reivindicar a reforma. Em 2023, após registrar as condições críticas da RN-401 e outras estradas da região, o sindicato enviou um ofício (nº 065/2023) ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER) solicitando a intervenção. O pedido resultou na reforma da via, beneficiando não apenas os trabalhadores da categoria petroleira, mas toda a população que depende desse acesso.

Clique na miniatura do ofício para baixar em PDF

Em um vídeo gravado para as redes sociais da entidade, o coordenador geral SINDIPETRO-RN, Marcos Brasil, expressou seu agradecimento à governadora Fátima Bezerra pela resposta à solicitação e pelo “excelente serviço” prestado na restauração da RN-401. A melhoria da estrada, agora completamente restaurada, promete impactar positivamente a economia local, facilitando o deslocamento entre os três municípios e aumentando a segurança para os usuários.

A parceria com a empresa Brava Energia também foi destacada, demonstrando a importância da colaboração entre o setor público e o privado em obras que beneficiam a sociedade como um todo. Com a conclusão da obra, o tráfego na região se tornou mais seguro e eficiente, impulsionando o desenvolvimento local e garantindo melhores condições de trabalho e deslocamento para todos os moradores e trabalhadores da área.