Pular para o menu
1375969880
Cidades

Seminário debate Agenda para a Região Metropolitana de Natal

Objetivo do Evento é avançar na direção da integração regional do planejamento da gestão urbana

08 de August de 2013 às 10:51

destaque

Foto: Divulgação

O Parlamento Comum da Região Metropolitana de Natal, em parceria com o Observatório das Metrópoles, promove, nos próximos dias 12, 13 e 14 de agosto, o Seminário do Parlamento Comum da Região Metropolitana de Natal – A Agenda Metropolitana. O encontro, que acontece no auditório da Reitoria da UFRN, tem por objetivo reunir cidadãos, técnicos, estudantes e gestores oriundos das 11 cidades que compõem a metrópole natalense para debater os desafios da formação de uma agenda que busque aprimorar o planejamento da gestão urbana na Região Metropolitana de Natal (RMN). Participam deste encontro, representantes dos poderes executivo e legislativo, gestores estaduais e municipais, associações, pesquisadores, estudantes e especialistas acadêmicos, além de organizações da sociedade civil interessadas nas questões urbanas.

A busca de uma agenda específica para lidar com a gestão das regiões metropolitanas constitui hoje um desafio, com maior ou menor intensidade, para as cidades com diversos graus de desenvolvimento. O crescimento e a complexidade das aglomerações urbanas metropolitanas tem tornado cada vez mais necessário integrar regionalmente o planejamento urbano, a provisão de serviços públicos e a promoção do desenvolvimento territorial, de forma a lidar com o aprofundamento de problemas de exclusão social, degradação do meio ambiente e mobilidade urbana. As metrópoles estão hoje no centro dos dilemas da sociedade brasileira. Por isso, as regiões metropolitanas representam um triplo desafio à nação: o desenvolvimento do país; a superação das desigualdades sociais e a governança democrática da sociedade.

O vereador George Câmara (PCdoB - Natal) – presidente do Parlamento Comum da RMN – considera ser de fundamental importância a promoção de debates que contemplem uma análise sobre o espaço urbano da RMN. Ele explica que o Seminário pretende aprofundar a discussão sobre as temáticas sociais e urbanas que as cidades brasileiras vêm enfrentando nas últimas décadas, como o direito à moradia, transporte e mobilidade urbana, saneamento básico, acesso aos serviços básicos de educação, saúde, cultura e lazer. “Nossa intenção é discutir não só com os gestores, mas também com os representantes dos Movimentos Sociais. Ouvir as pessoas para nos ajudar a compreender quais problemas passam muitas vezes despercebidos pelo poder público local. Dessa forma podemos construir uma agenda metropolitana conjunta, cujo principal beneficiado é a população”, afirma George, que também é diretor-licenciado do SINDIPETRO-RN.

O encontro contará com a presença do Vice-Prefeito de Recife, Luciano Siqueira (PCdoB) e da Deputada Federal Fátima Bezerra (PT) que comporão parte da mesa de abertura do Seminário. Segundo Luciano Siqueira - que fará a palestra de abertura “Construir uma Agenda Metropolitana”- o Seminário servirá para uma troca de experiências, ideias e soluções entre os diversos municípios que compõem a Metrópole de Natal. “Estamos em busca de uma questão inadiável: como responder ao trato comum dos governos que convivem com problemas estruturais comuns às nossas cidades. Nossa expectativa é produzir uma discussão útil, contemporânea e concreta de soluções para a RMN e formas de colocá-las em pratica”, completou Siqueira.

O Seminário do Parlamento Comum da Região Metropolitana de Natal – A Agenda Metropolitana é realizado pelo Parlamento Comum da RMN e Observatório das Metrópoles e tem o apoio da Associação dos Docentes da UFRN (ADURN) e das Câmaras Municipais de Natal, Ceará-Mirim, Extremoz, Macaíba, Maxaranguape, Monte Alegre, Nísia Floresta, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibu e Vera Cruz.

Fonte: Assessoria de Comunicação do vereador George Câmara

 

 

Confira abaixo a programação:

 

Ato Solene de Abertura com Autoridades

12 de agosto (segunda-feira) - 8 às 12h

Conferência de Abertura: Construir uma Agenda Metropolitana

Expositor: Luciano Siqueira – Vice-Prefeito de Recife

Debatedores: Fátima Bezerra – Deputada Federal / RN; Ricardo Motta – Deputado Estadual / Assembleia Legislativa do RN

Moderador: Ângela Maria Paiva Cruz – Reitora da UFRN

Participação das Entidades Populares – Perguntas escritas ou verbais

 

13 de agosto (terça-feira) - 8 às 12h

A Cidade e a Metrópole – Agenda das Prefeituras

Expositora: Prof.ª Maria do Livramento Miranda Clementino – UFRN/ Observatório das Metrópoles

Debatedores: Prefeitos (as) dos Municípios da Região Metropolitana de Natal

Moderador: Francisco Obery Rodrigues Junior – Secretário de Estado do Planejamento e das Finanças do RN (SEPLAN)

 

14 de agosto (quarta-feira) - 8 às 12h

A Cidade e a Metrópole – Agenda dos Vereadores

Expositor: Alexsandro Cardoso Ferreira da Silva – UFRN / Observatório das Metrópoles

Debatedores: Presidentes das Câmaras Municipais da Região Metropolitana de Natal

Coordenador: Vereador George Câmara – Parlamento Comum da Região Metropolitana de Natal

 

As inscrições podem ser feitas no link:

 https://docs.google.com/forms/d/10fI-S1KKFrHgS6eZfV8kpEzDk0EwykkEHcLsTftxO0Q/viewform

Compartilhar: