Convocada pelo SINDIPETRO-RN, acontece amanhã, dia 25, uma mobilização em Natal que integra o Ato Nacional pelo fim dos equacionamentos da Petros. A ação acontece em frente à sede administrativa da Petrobrás, na Av. Euzébio Rocha – Cidade da Esperança, a partir das 10h.

Desde o início de quinta-feira, 20, trabalhadores, aposentados e pensionistas de vários estados do Brasil estão em vigília, em frente à atual sede da Petrobrás, no Edifício Senado (Edisen), no Rio de Janeiro, cobrando uma solução que acabe de forma definitiva com os Planos de Equacionamentos de Déficits da Petros (PEDs).

O ato, organizado pela FUP, FNP, Conttmaf, Ambep e Fenaspe – entidades sindicais e associações de aposentados que integram a Fórum em Defesa dos Participantes e Aposentados da Petros – reúne petroleiros e petroleiras, além de trabalhadores marítimos e da antiga subsidiária BR Distribuidora, atual Vibra, que foi integralmente privatizada no governo Bolsonaro.

O objetivo é pressionar a direção da Petrobrás a avançar no atendimento das propostas construídas pelos representantes dos trabalhadores no Grupo de Trabalho Petros. O GT nos últimos 10 meses discutiu alternativas para resolver os problemas estruturais dos planos PPSP-R e PPSP-NR, de forma a garantir segurança previdenciária a todos os participantes e assistidos e, principalmente, acabar com os equacionamentos dos déficits, que assolam mais de 50 mil famílias.