Pular para o menu
1379430695

Sindicato reune Coletivo pela Defesa da Soberania Nacional

17 de September de 2013 às 12:11

Sindipetro-CE

O governo brasileiro pretende leiloar a maior área de pré-sal, cerca de 12 bilhões de barris do gigante campo de Libra. Trata-se de uma área estratégica para soberania do país, equivalente a 80% de tudo que a Petrobrás já descobriu nos últimos 60 anos. Porém, o leilão do pré-sal está marcado para o dia 21 de outubro.

O Sindicato dos Petroleiros do Ceará/Piauí, diante da marcada entrega do ouro negro brasileiro, convocou a todas as centrais sindicais, movimentos sociais e estudantis para  debater a possibilidade da criação de um fórum de discussão sobre as pautas do petróleo. O objetivo principal foi avaliar a situação do leilão e construir um plano de lutas unificado.

“A gente precisa estar organizado para quando chegar esses períodos de leilões a gente tá organizado para encarar esse debate e lançar ele para a sociedade. Então esse encontro inicial foi pensado para podermos programarmos nossas ações, para elaborarmos assim uma agenda de luta contra os leilões ”, abriu debate o secretário-geral do Sindipetro, Marcondes Muniz.

Para o presidente do Sindipetro Ceará/Piauí, Orismar Holanda, a sociedade está nas ruas, nas manifestações, sabem que o petróleo está sendo vendido, mas que não tem noção do prejuízo que isso trará ao país, pois o discurso parlamentar manipula de forma errada a opinião da sociedade.

“Há um compromisso negociável estabelecido durante as campanhas eleitorais para que os parlamentares deixem o capital estrangeiro tomar conta do nosso petróleo. Então são os governos estaduais, municipais e federais que nos deixam num mato sem cachorro, pois está tudo sendo envolvido num belíssimo discurso vitorioso chamado ‘royalties para educação e para a saúde’, grande briga do movimento estudantil, que se agarrou a isso como uma grande solução e não é. Da onde virá esses royalties se o petróleo for todo lá pra fora? È um pequeno imposto, uma mixaria”, disse o presidente.

O petróleo é a energia que movimenta o mundo, e é de interesse de toda a sociedade. Os EUA se utilizam de mentiras e farsas para assassinar líderes mundiais que defendem a soberania nos seus países. Países do oriente médio possuem muito petróleo, afirmou o dirigente da CTB nacional, Aldemir Caetano. “No oriente médio o pau quebra o tempo todo  porque lá eles defendem o petróleo tem, aqui no Brasil esse petróleo já é privatizado por meio de leilões”, completou Orismar.

Compartilhar: