Neste Dia Internacional da Mulher, a equipe do SINDIPETRO-RN foi à sede da Petrobrás, em Natal, presentear as funcionárias com distribuição de marca-textos personalizados especialmente para esta data. Na ocasião, a companhia também iniciou o expediente com música e o hasteamento da bandeira do Brasil, simbolizando a importância do momento em que vivem as mulheres para a pátria.

Presentes à solenidade, mulheres das mais diversas profissões, gerentes, recepcionistas, jornalistas, seguranças, entre outras. Com a mão no peito, todas cantaram orgulhosas o hino nacional.

Para Cida Silva, recepcionista da empresa, ter uma data que simbolize todas as conquistas alcançadas até hoje é gratificante, embora ainda exista um longo caminho a trilhar. Segundo ela, é possível avançar ainda mais em pontos como igualdade de gênero na vida social e profissional. Esta questão, também faz parte das ambições da recepcionista Maria Edjane. Ela lembra que, atualmente, o momento é de transição, pois muitas mulheres estão ocupando posições de liderança, antes estritamente masculinas.

Este é o exemplo da Segurança, Leila Rejane. Ela trabalha na empresa Garra, contratada pela Petrobras. “É bastante gratificante estar numa área que ainda é predominantemente masculina. Sou muito elogiada e tenho orgulho do que faço.”

Procuramos saber, também, a opinião dos homens sobre esta data simbólica, como eles se sentem compartilhando os espaços de liderança com as mulheres. Em relação a isso, o Gerente da CPT, João Maria, destacou: “A mulher, antes de qualquer coisa, é carinho, afeto e amor, um símbolo natural da criação. E sua busca pertinente por ascensão social é uma exigência da sociedade capitalista, mas para o homem ela é e sempre foi igual”. O gerente geral, Sobrinho, complementou: “Mulher é sinônimo de fortaleza, resistência e beleza. Seu reconhecimento público é motivo de orgulho para nós”.

O SINDIPETRO-RN parabeniza, mais uma vez, todas as mulheres pelo seu dia. Que os avanços alcancem o patamar que lhes é de direito.