Petroleiros e Petroleiras…

Neste grave momento da vida nacional, a Diretoria Colegiada do SINDIPETRO-RN convida a categoria petroleira norte-rio-grandense a se fazer presente e levantar sua voz nos atos públicos em defesa da Democracia e contra o golpe parlamentar-jurídico-midiático que se encontra em curso em nosso País.

Não bastasse a inexistência de pretensos crimes de responsabilidade capazes de justificar o pedido de impeachment da presidente da República, o processo de interrupção do mandato de Dilma Rousseff vem sendo conduzido por uma quadrilha, sem qualquer resquício de autoridade moral ou política para fazê-lo.

No comando do golpe, dividindo as operações que visam assestar a jovem democracia brasileira, encontram-se o vice-presidente da República, Michel Temer, citado na Operação Lavajato, e o corrupto-corruptor-mor, deputado Eduardo Cunha, um dos parlamentares mais rejeitados da história recente do País.

Entre os já indisfarçados objetivos, Temer e Cunha buscam, em primeiro lugar, salvar as próprias peles e as de seus parceiros golpistas, refreando e reorientando as investigações sobre denúncias de corrupção. Não por acaso, em recente “pronunciamento à Nação”, com 14 minutos, Temer não faz nenhuma referência ao tema. Ao contrário.

Falando como se já fosse presidente da República, Temer diz, diversas vezes, que “serão necessários sacrifícios para a retomada do desenvolvimento”. Tal qual na época do “milagre econômico”, durante a ditadura militar, o povo terá que “esperar o bolo crescer para, depois – quem sabe, um dia? , receber a sua fatia”.

Do ponto de vista programático, as políticas dos conspiradores estão condensadas num documento chamado de “Ponte para o Futuro”. Para os trabalhadores, no entanto, tais propostas representam um túnel para o passado neoliberal. Nele, além das privatizações, os golpistas defendem a eliminação de direitos sociais, advogando o fim da CLT por meio da antiga ideia de permitir que o acordado prevaleça sobre o legislado, entre outros absurdos.

Petroleiros e Petroleiras…

Diante desse quadro de afronta à democracia, que visa atacar a soberania e os direitos do povo, chamam a atenção a morosidade e a inoperância do Supremo Tribunal Federal – STF que, não se sabe se por covardia, subserviência ou cumplicidade, parece querer aguardar a consumação do fato (o golpe), para não ter que assumir um posicionamento claro e decisivo.

Nesse sentido, frente à omissão daqueles que deveriam zelar pelo Estado Democrático de Direito, não resta outra alternativa à classe trabalhadora e a todos os verdadeiros democratas, patriotas e progressistas desse País. É hora de sair às ruas em defesa da democracia, da soberania e dos direitos do povo!

Programação em Natal

16/05 (Sábado): Carreata ZN / Concentração: Posto Mãe Luiza (Via Costeira) às 14h00.

17/05 (Domingo): Ocupação com Ato Cultural / Praça da Árvore (Mirassol), a partir das 15 horas.

Programação em Mossoró

16/05 (Sábado): Carreata / Saída do Largo da COBAL às 16h00 – Chegada no Teatro Municipal às 19h00, seguida de Ato Cultural “Não vai ter golpe. Vai ter cultura!”

17/05 (Domingo): Ocupação com Ato Cultural / Praça do Teatro Municipal (Dix-huit Rosado), a partir das 14h00.