A partir desta quarta-feira, dia 2 de setembro, o SINDIPETRO-RN inicia mais uma série de atividades que visam aglutinar forças em prol da permanência da Petrobrás aqui no Rio Grande do Norte.

Dentre as ações propostas, que contam com a parceria de centrais sindicais e parlamentares do Estado, estão algumas lives e debates, um ato público, um twitaço e uma carreata organizada pelo Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras do RN em Mossoró.

Com esta movimentação o Sindipetro espera sensibilizar a categoria petroleira, que vem sendo alvo de fortes ataques em todos os níveis (previdência social , assistência à saúde e acordo coletivo), à reagir e lutar para preservar o que resta dos seus direitos, além de tentar despertar a consciência da sociedade local sobre assuntos pouco difundidos na grande imprensa.

Rápido histórico

A Bacia Potiguar, como é chamada a região de produção de petróleo no Rio Grande do Norte, vem sofrendo com um grande processo de desinvestimentos financeiros e venda de concessões, por parte do Governo Federal.

Há bastante tempo o Sindicato vem alertando a sociedade potiguar sobre os desdobramentos drásticos da redução de investimentos da Companhia no Estado.

Pelo menos, desde 2010 a entidade alerta sobre o desinvestimento e intenção de venda de ativos da Bacia Potiguar.

Sendo que, atualmente, é realidade a ameaça de que a Petrobrás pode encerrar por completo suas atividades em no RN, com graves consequências políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais.

Esse fato foi, mais uma vez, repudiado e denunciado em Nota pelo Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras na semana passada.

Confira a agenda desta semana organizada pela entidade:

Quarta-feira, 02/09

  • 19h30 – Live: “Petrobrás Fica no RN? O que foi feito e o que ainda pode ser feito para a Companhia permanecer no Estdo?” – Transmissão: TV SINDIPETRO-RN (Facebook e Yotube)

Sexta-feira, 04/09

  • 07h00 – Café Sindical Especial: #PetrobrásFicaNoRN – Transmissão: TV SINDIPETRO-RN (Facebook e Yotube)
  • 08h00: Twitaço e mobilizações nas redes sociais
  • 15h00: ATO POLÍTICO VIRTUAL: PETROBRÁS FICA NO RN

Sábado, 05/09

  • 09h00: Carreata em Mossoró – Concentração no posto do ceguinho

Outras atuações do Sindicato

No momento, o mais importante é estabelecer um diálogo entre os mais diversos segmentos da sociedade e assumir compromissos para formular ações que garantam a presença da Petrobrás no RN.

Pensando nisso, o Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras do RN, desde o ano passado, lançou uma campanha que visa sensibilizar e conseguir apoio da sociedade.

Com slogan “Pelo Povo Potiguar, a Petrobrás fica no RN!”, vem aglutinando forças de maneira a se opor a saída desta importante Companhia em detrimento da economia local e da cadeia produtiva industrial do Rio Grande do Norte.

Mais de sessenta entidades já aderiram à campanha, e o Sindicato está buscando o diálogo com diversas outras para fazer voz nacionalmente a luta dos trabalhadores norte-rio-grandenses.

Outra ação importante, paralela à campanha, é a proposta para criação do Programa e do Conselho Estadual do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis lançada pelo SINDIPETRO-RN, que tem como objetivo inicial fomentar a discussão sobre essa matéria no seio da categoria petroleira visando a construção de um relatório final a ser apresentado para a sociedade.

Essa proposta deve definir as atribuições, ações e acompanhar, de maneira consultiva e propositiva, a implementação da política do setor energético do petróleo implementada pelo governo do estado a partir do funcionamento do Conselho.

São, também, elementos a serem considerados como de sua competência, o acompanhamento do cumprimento de metas e o cronograma, além de fomentar e articular ações nos diferentes níveis do governo, sociedade civil e, claro, na cadeia produtiva do setor petróleo e suas interseções.