O Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras do Rio Grande do Norte (SINDIPETRO-RN), através do Coletivo de Mulheres Petroleiras do RN, anuncia sua participação ativa na campanha Outubro Rosa, ressaltando a importância da prevenção ao câncer de mama por meio de um ensaio fotográfico. A ação, idealizada pela vice-diretora cultural do sindicato, Claudete Roseno, ocorrerá no dia 10 de outubro, às 15h, no Lacqua Condomínio Clube, e contará com a participação de mulheres do Coletivo, além de convidadas.

O projeto, intitulado “Nos Amaremos de Outubro a Outubro: autocuidado e sororidade”, visa promover uma campanha permanente, tanto em formato virtual quanto material, e será patrocinado pelo SINDIPETRO-RN. A campanha tem como foco o incentivo ao autocuidado e ao cuidado mútuo entre as mulheres, fomentando a conscientização e a solidariedade em torno da saúde feminina.

A participação no ensaio fotográfico é gratuita e voluntária. O acervo resultante deste projeto pertencerá ao Coletivo de Mulheres Petroleiras do RN, sob coordenação de Claudete Roseno, e ficará disponível para ações futuras, em conjunto com o Instituto NisiArte e na sede do SINDIPETRO-RN. Cada participante receberá uma cópia virtual de sua fotografia como forma de agradecimento pela colaboração na campanha.

O ensaio fotográfico contará com a presença de diferentes coletivos de mulheres, incluindo o Mulherio das Letras Indígenas, Mulherio das Letras Nísia Floresta, Instituto NisiArte, Mulheres de Sucesso Brasileiras, Associação da Mulher Potiguar – AMPARE, e adeptas da Ginecologia Natural, que segundo Claudete, ensina que as mulheres sempre foram de ter esse cuidado consigo, e com as outras.

“O patriarcado transformou esse cuidado em escravidão, servindo para todos e não mais tendo esse olhar para si. Além de nos colocar em disputa, nos tornando os maiores algozes umas com as outras”, completa a diretora.

A fotógrafa responsável será contratada pelo sindicato, que também fornecerá os tecidos utilizados nas performances e organizará a montagem da exposição itinerante.

As participantes são responsáveis por seus deslocamentos até o local do ensaio, além de cuidar de sua produção pessoal, como maquiagem, cabelo e acessórios. Ao participar, as modelos autorizam o uso de suas imagens na exposição e em outras divulgações ligadas à campanha, sempre em prol da defesa e valorização das mulheres.

A ação reforça o compromisso do SINDIPETRO-RN com a saúde e o bem-estar das mulheres, promovendo o autocuidado e a sororidade de outubro a outubro, em uma campanha que promete tocar e inspirar muitas vidas.