Nesta terça-feira, 24, o Diretor da FUP e Secretário-Geral do SINDIPETRO-RN, Pedro Lúcio, e o diretor jurídico do sindicato, Marcos Brasil, participaram da agenda com o ex-presidente Lula no Rio Grande do Norte.

A solenidade aconteceu em Natal e contou com a participação de diversas lideranças políticas, militantes, empresários e artistas potiguares. As pesquisas de intenção de voto apontam o nome de Lula como o principal nome da esquerda para concorrer eleições presidenciais em 2022.

Vale destacar que foi na gestão do petista que a Petrobras obteve um crescimento no mercado 1250%, segundo levantamento da Consultoria Econômica. A pesquisa mostra que a estatal saltou de US$ 15,4 bilhões para US$ 207,9 bilhões até novembro de 2009.

Foi com Lula que a Petrobras expandiu o número de ativos da Estatal no RN, colaborando para o crescimento do PIB industrial e na criação de emprego e renda para milhares de famílias norte-rio-grandenses.

No fim do seu segundo mandato em 2011 a gestão do ex-presidente, à frente da Petrobras, produzia nas terras potiguares cerca de 60.700,70 barris de petróleo por dia, segundo a Agência Nacional de Petróleo – ANP. Nesse ano a Petrobras mantinha 13.151 terceirizados e 2.708 petroleiros concursados, de acordo com o Sistema Integrado de Segurança Patrimonial da Petrobrás.

Para Pedro Lúcio, após o golpe a ex-presidenta Dilma Rousseff(sucessora de Lula) os investimentos na indústria petrolífera em todo o Brasil começaram a declinar. “Hoje, depois do golpe, somos menos de cinco mil trabalhadores terceirizados atuando no RN, e menos de mil petroleiros Petrobrás. Um verdadeiro descaso com o Estado que já foi o segundo maior produtor de petróleo em terra”, explicar o dirigente.

Para Marcos Brasil o possível retorno de um governo progressista à frente do país poderia retomar o desenvolvimento no setor industrial de Estados e municípios.

“Já tivemos uma experiência bastante positiva em governos anteriores com a chegada da Petrobrás em algumas cidades. É possível retomar esses investimentos e criar novos postos de trabalho para promover desenvolvimento socioeconômico para milhares de brasileiros. No RN, por exemplo, não falta petróleo, o que falta investimentos e interesse político”, destaca do diretor.

Em sua fala, o presidente Lula afirmou que o retorno da esquerda à presidência será também a retomada do papel da Petrobrás como garantidora da soberania energética do Brasil.

A programação do ex-presidente pelo Nordeste se encerra em Salvador (BA), onde ele estará na quarta e quinta-feira(26).