Mesmo sendo considerada insuficiente pelas Direções da FUP e do SINDIPETRO-RN, a contraproposta da Baker/BJ para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2016/17 foi aprovada pelos trabalhadores e trabalhadoras. A decisão foi tomada por unanimidade, em assembleia realizada na última quarta-feira, 4, na subsede do Sindicato, em Mossoró.

Na avaliação do SINDIPETRO-RN, a proposição não apresenta nenhum avanço, se comparada àquela rejeitada em 21 de novembro de 2016. A empresa manteve a oferta de reajuste de 7,5% destinado aos trabalhadores com salários de até R$ 8 mil, e de R$ 600, fixo, para remunerações superiores. Segundo o ICV-Dieese, a inflação acumulada foi de 9,34%.

O reajuste também deverá incidir sobre o tíquete-alimentação, vale-refeição, cesta natalina e auxílio-creche. Outro compromisso assumido pela Baker/BJ, a partir da assinatura do Acordo, foi o de se inserir no programa “Empresa Cidadã”, que concede licença-maternidade pelo período de seis meses e licença-paternidade pelo período de 15 dias.

Segundo informou o diretor do SINDIPETRO-RN para o Setor Privado e Terceirizado, Manoel Assunção, caso trabalhadores da Baker/BJ de outros Estados aprovem reajustes acima daquele aprovado pelos trabalhadores do RN, a diferença deverá ser acrescida no Acordo aprovado, juntamente com os retroativos.