Trabalhadores e trabalhadoras da Central Resources decidiram rejeitar a contraproposta de Acordo Coletivo – ACT encaminhada pela empresa. A deliberação foi tomada em Assembleia Geral Extraordinária, realizada nesta quarta-feira, 30, na base administrativa de Areia Branca. A categoria considera um “desrespeito” e um “retrocesso” a retirada do Ticket Refeição, benefício que deixaria de ser concedido quando os trabalhadores entrassem de férias.

De acordo com o diretor para Assuntos do Setor Privado e Terceirizado do SINDIPETRO-RN, Manoel Assunção, a Central Resources não pode retirar um direito consolidado, fruto de lutas travadas pela categoria em campanhas anteriores. “O Ticket Refeição é uma conquista histórica, consagrada em todos os Acordos Coletivos de Trabalho celebrados entre a empresa, o Sindicato e os trabalhadores, e retirar esse benefício seria um grande retrocesso, um crime praticado contra a força de trabalho”, destaca Assunção.

Avaliando a disposição de luta dos trabalhadores, o diretor destaca ainda que “a categoria e o Sindicato não concluirão nem assinarão o Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2018, enquanto a empresa insistir em alterar o benefício”. Já, sobre os demais itens da proposta de ACT, segundo Assunção, “existe disposição de aceitação por parte dos trabalhadores e do Sindicato”, finaliza.

O comunicado de rejeição da contraproposta já foi enviado para a Gerência da empresa. Espera-se que até o início da próxima semana uma nova proposta possa ser discutida.