SC-86

Trabalhadores da PERBRAS denunciam manipulação de regime

Prática fere o Acordo Coletivo de Trabalho e foi denunciada à Gerência da CIP

24 de July de 2014 às 16:05

Foto: Deivson Mendes

O SINDIPETRO–RN está apurando uma denúncia de manipulação de regime de trabalho na sonda SC – 86, em Mossoró, operada pela PERBRAS. Iniciada nos primeiros dias de julho, a prática consiste na alteração do turno interrupto de revezamento (12x12) para oito horas de trabalho corrido, sendo as demais quatro horas resguardadas para futuras compensações. Com a jornada praticada nesses moldes, caberia aos trabalhadores o recebimento do adicional de sobreaviso, o qual não está previsto no Acordo Coletivo de Trabalho – ACT.

Durante visita realizada pelo Sindicato, na última quarta-feira, 23, a irregularidade foi confirmada pelos trabalhadores da sonda. Para o diretor do SINDIPETRO-RN para Assuntos do Setor Privado e Terceirizados, Manoel Assunção, o que está ocorrendo é uma deturpação do regime. “O trabalhador fica submisso às necessidades da empresa até que sejam compensadas todas as horas supostamente devidas”, explicou.

Em conversa com os trabalhadores, Manoel Assunção informou que o Sindicato já repassou a denúncia à Gerência de Construção e Intervenção de Poços – CIP, e que voltará a conversar sobre o assunto com o gerente Frederico de Carvalho. Caso a prática volte acontecer, a denúncia será encaminhada ao Ministério do Trabalho – MTE.