O Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras do Rio Grande do Norte (SINDIPETRO-RN) deu início nesta quinta-feira, 12 de setembro, às assembleias com os trabalhadores da Petreven para deliberar sobre a proposta apresentada pela empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025. Já na primeira assembleia, realizada com a base de Macau, a proposta foi prontamente rejeitada.

A principal razão para a rejeição foi a insatisfação com quatro pontos centrais do pleito dos trabalhadores, que não foram contemplados de maneira satisfatória pela Petreven. Os trabalhadores reivindicam um reajuste salarial de 7,24%, que cobre a inflação, recupera perdas e oferece ganho real. No entanto, a empresa apresentou uma proposta de apenas 6% de reajuste, o que não atende às expectativas da categoria.

Além do reajuste salarial, outros temas como horas extras, plano de saúde e a comunicação de acidente de trabalho foram considerados insuficientes. Em relação às horas extras, a Petreven propôs um adicional de 50% para aqueles que trabalham em turnos de 14/14, o que foi contestado pelo sindicato. Segundo a Lei 5.811, os trabalhadores que já cumpriram a jornada de 14 dias de trabalho integral devem receber 100% de adicional em caso de convocação durante suas folgas.

Outro ponto de impasse é o plano de saúde, onde a empresa propõe uma coparticipação de 30%. Os trabalhadores, por sua vez, defendem a isenção da coparticipação ou, ao menos, um percentual menor, com um teto máximo de desconto mensal para evitar um impacto financeiro excessivo.

Por fim, há uma divergência quanto ao prazo para a comunicação de acidentes de trabalho ao INSS. A Petreven sugere um prazo de até 48 horas, enquanto o Sindicato exige que a notificação da CAT seja feita em no máximo 24 horas após o ocorrido, para garantir maior agilidade e segurança aos trabalhadores.

No próximo dia 26 será feita a última assembleia conforme o calendário desse edital (EDITAL PETREVEN 10-09-24). As negociações continuam, e novas reuniões devem ser realizadas para decidir sobre os próximos passos da categoria. O SINDIPETRO-RN reforça seu compromisso em buscar melhores condições de trabalho e garantir os direitos dos trabalhadores da Petreven.