Nos últimos dias, sindicatos de petroleiros de diversas bases de representação intensificaram a mobilização de trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Petrobrás, em todo o País, com a realização de assembleias deliberativas. Em pauta, a ratificação do indicativo de deflagração de greve nacional por tempo indeterminado, a ser convocada a qualquer momento, em data a ser definida pela Federação Única dos Petroleiros – FUP.

O movimento protesta contra o Plano de Negócios e Gestão – 2015/2019 da Petrobrás, que prevê cortes de investimentos, venda de ativos e concentração de recursos em atividades de exploração e produção na área do pré-sal. Os impactos negativos do PNG, com cortes em despesas e demissão de trabalhadores terceirizados, já estão colocando em risco conquistas históricas da categoria, e ameaçam a Petrobrás enquanto empresa integrada de energia.

Em levantamento realizado pela secretaria de Comunicação do SINDIPETRO-RN junto aos sites de outros sindicatos de petroleiros, a proposta de realização da greve por tempo indeterminado vem sendo aprovada por ampla maioria, confirmando a disposição de luta dos trabalhadores.  

Veja, a seguir, um quadro com o resultado de momento (até às 13h00 desta terça-feira, 15), das assembleias realizadas em algumas das principais bases da categoria.

BASE

STATUS

PERÍODO

RESULTADO

Ceará / Piauí

Concluída

31/08 a 08/09

Página do Sindicato informa que a greve foi aprovada

Rio Grande do Norte

Concluída

08 a 11/09

Greve aprovada com 82,8%

Norte-fluminense

Em andamento

11 a 16/09

Greve vem sendo aprovada com mais de 75%

Duque de Caxias

Em andamento

13 a 17/09

Greve vem sendo aprovada com mais de 63%

Minas Gerais

Em andamento

13 a 17/09

Greve vem sendo aprovada com cerca de 80%

Bahia

Em andamento

13 a 18/09

Greve vem sendo aprovada com cerca de 60%

Unificado de São Paulo

Em andamento

13 a 18/09

Greve vem sendo aprovada por ampla maioria

Paraná / Santa Catarina

Em andamento

15 a 22/09

Greve vem sendo aprovada com mais de 78%