Insatisfeitos com as respostas dadas, até o momento, às pautas de reivindicações encaminhadas às direções da RPCC e da UTPF, trabalhadores do Pólo Guamaré aprovaram um calendário de mobilizações, que poderá culminar com um Dia de Paralisação. Os pleitos concentram-se em questões relacionadas ao modelo de apuração da freqüência, imprevisibilidade de escalas, horas extras não pagas e degradação da ambiência, com destaque para a situação dos alojamentos.

Em reunião realizada com o SINDIPETRO/RN, no último dia 5 de janeiro, poucas questões tiveram resposta concreta por parte da Gerência da RPCC. Na maioria dos casos, a Empresa comprometeu-se com a realização de consultas e estudos, como se boa parte das reivindicações apresentadas fosse novidade. Já, a reunião com a Gerência da UO-RNCE, realizada no dia 12, contribuiu para revelar a falta de coordenação e sintonia entre a RPCC e a UTPF, apesar de os trabalhadores habitarem os mesmos espaços.

Enquanto aguardam um posicionamento formal da UO-RNCE, e os entendimentos entre UTPF e RPCC, os trabalhadores darão conseqüência ao calendário de mobilizações aprovado, que começa com atrasos sistemáticos no embarque, passará pela suspensão da emissão de PT’s, e culminará com a realização de uma Paralisação de Advertência, se não houver uma resposta considerada favorável.