A diretoria colegiada do SINDIPETRO-RN já está realizando assembleias com a categoria petroleira norte-rio-grandense para avaliar o indicativo de aceitação da contraproposta de quitação da PLR 2011, aprovado em reunião do Conselho Deliberativo da FUP, realizada na última quarta-feira, 18 de julho, no Rio de Janeiro. Formado pela direção executiva da Federação e por um representante de cada sindicato filiado, o Conselho aprovou a orientação por maioria de votos, com posicionamentos contrários do SINDIPETRO-RN e do SINDIPETRO-ES, que se manifestaram em favor da deflagração da greve. O SINDIPETRO-BA absteve-se e os demais votaram pela aceitação.

O SINDIPETRO-RN considera que a proposta apresentada pela Petrobrás é rebaixada, e também entende que a Empresa está se utilizando de um artifício para determinar os termos em que pretende tratar a próxima campanha reivindicatória. No caso, ao amarrar parte da elevação do piso da PLR a uma antecipação da gratificação contingente do ACT 2012, sendo que os valores deverão ser compensados quando da quitação da mesma, que ocorrerá após assinatura do aditivo do Acordo Coletivo de Trabalho 2012 – Cláusulas Econômicas. Com esse dispositivo, a Petrobrás deixa claro que pretende manter a política de bonificações na campanha reivindicatória, contrariando o desejo da categoria que é o de valorização salarial.

Posição – Diante do quadro nacional, em que a maioria dos representantes de entidades sindicais filiadas à FUP manifestou-se favoravelmente à aceitação da proposta da Petrobrás, afirmando que não haveria condições objetivas e subjetivas para a realização do movimento grevista em suas bases, a diretoria do SINDIPETRO-RN orienta a categoria petroleira norte-rio-grandense para que aprove a assinatura do Acordo, ainda que o considere ruim. Nossa entidade esteve sempre na linha de frente da campanha da PLR. Propôs e articulou um calendário nacional de mobilizações, mas não pode se sobrepor às direções e bases vinculadas a outros sindicatos, ainda que as assembleias realizadas por essas entidades tenham rejeitado amplamente a proposta da Empresa, conforme noticiado por elas mesmas, aprovando o indicativo de greve.

No cenário atual, nem as entidades ligadas à FNP parecem dispostas à luta já que, mesmo procuradas pelo SINDIPETRO-RN para que reforçassem o movimento, só agora falam em “organizar uma mobilização nacional (…), com um indicativo comum de calendário de greve”. Para o SINDIPETRO-RN, continua o desafio da construção da unidade de ação do movimento sindical petroleiro em nível nacional, agora ainda mais tensionado pela aproximação da Campanha Reivindicatória do Acordo Coletivo de Trabalho – 2012. A diretoria do SINDIPETRO-RN entende, também, que já passa da hora da convocação de uma plenária nacional conjunta das duas Federações visando à construção da unidade nacional da categoria. Isso é o que estamos propondo.

Veja, a seguir, o calendário de assembleias:

DIA HORA  LOCAL

Ônibus do Pólo

Estreito

Lorena

Porto de Guamaré

Embarque das Sondas

Base do S – 07

Canto do Amaro

Riacho da Forquilha

Pólo Guamaré

20 07h00